O design de linhas harmoniosas traz a marca do Cuore Sportivo. A frente da TZ3 tem uma pequena grade – sem a decoração típica dos suportes horizontais cromados, mas “vazio” no centro -, faróis em forma de gota e uma grande entrada de ar na parte inferior horizontal. Do Scudetto partem duas saliências que revestem o capô, caracterizado por duas saídas de ar.
A traseira é cortada, como eram nos carros do passado, é pontuada por lanternas redondas e ampla flange cor preta. Os pilares são preto brilhante, para criar uma espécie de continuidade entre as superfícies de vidro. Os trevos verdes de quatro folhas, típicos da marca, ficam sobre os para-lamas dianteiros. Para concluir, as rodas de liga de diamante têm grande diâmetro com orifícios circulares.
A TZ3 pesa apenas 850 kg, graças ao seu chassi tubular de fibra de carbono e a sua carroceria toda feita a mão em alumínio, é equipada com motor V8 de 4,2 litros, que gera poderosos 420 cv de potência, acoplado a uma caixa de câmbio sequencial de 6 velocidades. Leve e potente, a Alfa Romeo TZ3 Stradale atinge, com certa facilidade, velocidades superiores a 300 km/h e alcança os 100 km/h (partindo da imobilidade) em apenas 3,5 segundos.
Alfa Romeo e Zagato são parceiras desde a década de 30. Juntos, conquistaram vitórias nas pistas, com a 6C 1500, a 1750 GS e a 8C 2300 Zagato da Scuderia Ferrari, antes que a Casa de Maranello começasse a produzir seus próprios carros. Durante os anos 60, a lista de vitórias parecia interminável. As mais notáveis foram as 12 Horas de Sebring, a Targa Florio, as 12 Horas de Nurburgring e as 24 horas de Le Mans.
A Zagato construiu até hoje nove Alfa Romeo TZ3. Uma delas, a chassi número sete, foi vendida em Newport Beach (Califórnia) por cerca de US$ 1 milhão.