OO Abarth 1500 Biposto 1952 é uma criação do magistral designer italiano Franco Scaglione para o Studio Bertone – vale lembrar que Scaglione foi um mago do estilo e da aerodinâmica. Ele criou verdadeiras obras de arte para a Ferrari, Alfa Romeo, Maserati, Lamborghini, Jaguar e para a Aston Martin. Seu nome se transformou em grife no mundo do automóvel.
O Biposto é uma prova da sua genialidade. Suas linhas, excessivamente marcantes, dão destaque para o impressionante desenho da frente, com o terceiro farol central, e para a dinâmica dos para-lamas, que sublinham o seu caráter esportivo.
Assim o carro foi descrito e apresentado no Salão do Automóvel de Turim de 1952. Era um cupê experimental, que utilizava mecânica da Fiat. O motor, derivado de um Fiat 1400, foi preparado pela Abarth, que aumentou sua potência de 44 para 75 cv. O poderoso propulsor era acoplado a um câmbio de quatro marchas.
Sua história não é menos extraordinária do que a sua importância na evolução do design automotivo. Após a mostra de Turim, o Abarth 1500 Biposto (ou Abarth 1500 Coupe Bertone) foi comprado pela norte-americana Packard Motor Car Company, que o levou para Detroit, onde foi usado no estúdio de estilo da montadora norte-americana como inspiração para outros projetos.
Depois de concluir todos os estudos aerodinâmicos e dinâmicos, em 10 de julho de 1953, o então presidente da Packard, James Nance, deu o Biposto ao jornalista da revista Fortune Dick Smith, como prêmio por ele ter sugerido um novo slogan publicitário para a marca de Detroit. Smith se apaixonou pelo carro e o utilizou por duas décadas, antes de guardá-lo.
O Abarth Coupe só foi redescoberto em 2003, num celeiro na Nova Inglaterra, onde ele estava estacionado desde 1970. Leiloado, foi inteiramente restaurado e ganhou o prestigiado Troféu Gran Turismo, no Concours d’Elegance de Pebble Beach, em 2010.
Sobre a Agência de comunicação Ideia Ideal
A inteligência da Ideia Ideal é saber exatamente onde os seus clientes precisam chegar.
Pontualmente. Quando você escolhe uma agência, não é apenas comunicação que está procurando. Seu negócio é vender, e o nosso negócio é realizar o seu negócio. Até mais do que isso: nosso negócio não é só publicidade. Nosso negócio é a ideia!
A Ideia Ideal foi criada com a real pretensão de ser uma Ferrari, transformando as coisas normais do dia-a-dia em verdadeiros objetos de desejo. Uma agência para entendidos, para aqueles que acreditam no conteúdo como uma ferramenta fundamental para agregar valor à sua marca.