Ccriatividade é a inteligência se divertindo. É a arte de conectar ideias. Ou, segundo o dicionário, é um substantivo feminino que define a capacidade de criar e inventar.
Não é um dom; é uma competência – ao contrário do que muitas pessoas pensam. Como conhecemos bem esse universo na agência de comunicação viva Ideia Ideal, estamos aqui para ajudá-lo a se tornar um profissional mais criativo.
A criatividade está sempre muito perto da inovação. Enquanto criatividade é criar, inovar é reinventar ou tornar ainda melhor o que já existe.
Agora, neste artigo, vamos lhe mostrar que a criatividade é composta por quatro elementos essenciais: curiosidade, observação networking e experimentação. Boa leitura!
1. CURIOSIDADE
Parte do princípio de que todo profissional criativo é questionador por natureza. Isto é, as pessoas estão sempre se perguntando sobre as coisas e sobre o mundo. Sempre buscando um novo olhar para as coisas normais do cotidiano.
Esse é um elemento tão forte que um dos nomes mais criativos do mundo artístico era extremamente curioso. Se pensou em Leonardo Da Vinci, o mestre do Renascentismo, acertou de primeira – ele é considerado o maior curioso do mundo.
2. OBSERVAÇÃO
A observação nos liga aos detalhes, em um nível muito profundo. É como quando você percorre sempre a mesma quantidade de quilômetros na esteira da academia todos os dias, por exemplo.
Quando o indivíduo é observador, ele sabe quanto costuma correr. Se não é, só se lembra da atividade física como qualquer outra parte do seu treino.
3. NETWORKING
Fazer networking significa trazer outras pessoas e ideias novas para dentro da sua vida. Profissionais criativos não se adequam ao comodismo: estão sempre querendo se relacionar e se inteirar sobre outras especialidades.
Assim, constroem relações, estabelecem contatos e se abrem a novas oportunidades.
4. EXPERIMENTAÇÃO
Para ser mais criativo, é fundamental sair da zona de conforto para viver novas experiências. Vale tanto para testar ideias quanto para experimentar formas diferentes de trabalhar.
Para que fique mais claro para você, vou dar um exemplo.
Pense no modelo de negócio da empresa que todo mundo já sonhou pelo menos uma vez em trabalhar: a Google.
Essa gigante da tecnologia vende criatividade e inovação, mas isso não quer dizer que os profissionais que fazem parte dela sejam 100% criativos.
Para contornar o problema, o Google criou um conceito de tempo 80/20. Com ele, os engenheiros podem usar 20% do tempo de trabalho para fazer o que gostam e 80% para atividades específicas voltadas à empresa.
Os resultados foram tão positivos que a ideia foi replicada em outras gigantes da tecnologia, como Apple e Linkedin, por exemplo.
COMO SE DESENVOLVER PARA SER MAIS CRIATIVO
A criatividade não está à venda na farmácia. Também não adianta jogar nos sites de busca uma pergunta do tipo: “o que fazer para ser mais criativo?”. Não existe milagre.
Todos nós precisamos exercitar a nossa criatividade. É o mesmo caso dos artistas, músicos, publicitários, jornalistas, escritores… Pode ficar sossegado, você não está sozinho.
Como frisamos no começo do texto, a criatividade não é um dom. Ela precisa ser estimulada e pode ser desenvolvida.
O que fazer?
A nossa sugestão é que comece por algumas dicas poderosas, para que possa se tornar uma pessoa mais criativa dentro e fora do escritório.
1. Acompanhe o trabalho de pessoas criativas e inovadoras
Quais são as pessoas que você mais admira dentro de sua área de atuação e interesse?
Procure por elas nas redes sociais. Depois de encontrar esses perfis, verifique se elas têm site e comece a acompanhar de perto o trabalho delas. Buscar referências para criar ideias também é uma forma de aprendizado.
2. Inove nas tarefas diárias
Se você é destro, já experimentou escovar os dentes com a mão esquerda? Ou fazer um caminho diferente para ir ao trabalho?
Por menor que seja a tentativa de inovação, vale muito a pena. Uma pequena mudança se torna poderosa para estimular seu cérebro ser mais criativo.
3. Exercite sua mente para ser mais criativo
Qual é a atividade criativa que você mais gosta de fazer? Pode ser escrever em um diário, tocar bateria ou brincar com o seu gato.
Procure reservar tempo para usar sua criatividade com o que você gosta. Você vai ver que ela vai fluir muito mais rápido.
4. Faça pausas ao longo do dia
Você se lembra do experimento utilizado pelos engenheiros do Google? Então, agora é hora de criar os seus. Mas não precisa ser algo tão grandioso.
Comece evitando ficar várias horas em frente do computador, insistindo em atividades que não está conseguindo desenvolver.
Como destacamos lá no começo do artigo, forçar a criatividade só vai atrasar ainda mais seu projeto. Dê um tempo para fazer algo que goste ou mesmo relaxar e volte mais tarde.
A qualidade do trabalho, com certeza, será outra.
5. Faça resumos sobre seus filmes prediletos
Ao criar um resumo, você consegue agrupar ideias e assimilar melhor conceitos e informações. Assim, exercita a criatividade para colocar nas suas palavras o que conseguiu extrair de melhor.
6. Esteja bem informado
Sair da caixinha requer dar um passo diferente do que você já está acostumado. Isto é, quebrar os velhos hábitos que estão enraizados em sua rotina.
Ler conteúdos da sua área é uma boa forma de ativar a criatividade, mas buscar livros de outras especialidades pode ser melhor ainda. Vai ativar novos inputs em sua mente.
7. Organize-se
Acha que pessoas criativas são desorganizadas? Temos um bom motivo para que deixe essa ideia para lá. Afinal, quando você sabe onde as coisas estão, não perde tempo procurando nada.
E pode usar esse tempo “ganho” para pensar em novas ideias e soluções. Veja que a organização ajuda a estimular a criatividade.
8. Conheça o mundo
Visite lugares novos, conheça outras pessoas e ouça novas experiências. Quando convivemos sempre com o que já somos acostumados, acabamos tendo pensamentos semelhantes.
O mesmo vale para os problemas. Então, procure sair, conhecer, viajar. Isso pode começar até mesmo ao falar com um desconhecido no elevador, indo além do protocolar “bom dia”.
9. Cuide do seu ambiente de trabalho
Uma tática muito usada por empresas criativas é a de colocar pequenos brinquedos na mesa de trabalho. Assim, os profissionais podem acessar a criança interior e destravar a criatividade. Pode parecer bobinho à primeira vista, mas o efeito é muito interessante.
10. Faça anotações
Esta é a hora de pegar aquele caderninho que você ganhou no último evento que participou e aproveitar as folhas em branco. Ele pode se tornar seu diário de ideias.
Anote nele cada pensamento que tiver – por mais fora da curva que pareça. Futuramente, você pode se surpreender com eles. Usando a imaginação para aumentar a criatividade.
Há duas formas de olhar para a imaginação: com atenção ou intenção. Isso é o que defende Gregg Fraley, um reconhecido estudioso da criatividade.
Ferramentas para ser mais criativo junto com a sua equipe
- Conceptboard: um quadro para colocar e agrupar referências, além de estimular a participação de todos. Podem ser criados conceitos e observações para a criação de um produto ou serviço
- Brainstorming: criada pelo publicitário Alex Osborn, é uma reunião de trabalho para discutir ideias para uma solução criativa. Cada participante anota o que tem em mente e apresenta para o grupo. Assim, chegam juntos à melhor solução para o problema
- MindMeister: é um software colaborativo criado para gerenciar mapas mentais. Pode ser usado tanto para administrar e gerenciar informações quanto para planejar ações estratégicas de um negócio
- Mural: uma plataforma online e colaborativa onde a equipe pode reunir todas as ideias e referências que têm em mãos para resolver um problema.
DICA DA REDAÇÃO: Agora é com você, prezado leitor: coloque o que aprendeu com este artigo em ação para desenvolver sua criatividade e tornar seu trabalho ainda mais interessante.
Sobre a Agência de comunicação Ideia Ideal
A inteligência da Ideia Ideal é saber exatamente onde os seus clientes precisam chegar.
Pontualmente. Quando você escolhe uma agência, não é apenas comunicação que está procurando. Seu negócio é vender, e o nosso negócio é realizar o seu negócio. Até mais do que isso: nosso negócio não é só publicidade. Nosso negócio é a ideia!
A Ideia Ideal foi criada com a real pretensão de ser uma Ferrari, transformando as coisas normais do dia-a-dia em verdadeiros objetos de desejo. Uma agência para entendidos, para aqueles que acreditam no conteúdo como uma ferramenta fundamental para agregar valor à sua marca.
Lidere a mudança
Os clientes da Ideia Ideal já estão surfando a onda da nova era. Estamos na praia da pós-publicidade. Assim, nossa equipe trabalha para gerar conteúdo relevante, aproximando pessoas e marcas. A comunicação viva é extremamente eficiente e, consequentemente, os resultados são surpreendentes e avassaladores.