A as pessoas não querem mais surfar nas praias lotadas da web. Eu lhe convido a pensar sobre isso de uma maneira diferente. Imagine o mar repleto de surfistas. Não sobram ondas. Não há espaço. Todos remam de um lado para o outro. Ninguém pega nem marola. Isso sem contar a faixa de areia, totalmente suja, poluição sonora, música alta – funk no caso.
É exatamente nisso que está se transformando a internet: uma praia lotada. O idealismo da década de 90 desapareceu. A utopia da web 2.0, onde todos nós vivíamos em belíssimas bolhas de felicidade – terminou quando soubemos que o espaço livre da net havia se transformado num imenso campo de batalhas políticas, sociais e econômicas.
Em reposta aos anúncios, aos rastreamentos, às campanhas publicitárias e outros comportamentos predatórios, todos nós – ‘surfistas digitais’ -resolvemos fugir do mainstream. Chega de praias extremamente poluídas. As pessoas buscam, agora, os ‘points secrets’ da web, canais mais seguros e ambientes on-line onde se sintam mais seguras, mais livres, onde elas possam encontrar o que verdadeiramente desejam encontrar.
Por isso, nós criamos a comunidade Vitamina Criativa, lá as pessoas podem participar, interagir e consumir criatividade livremente. Podcasts são outro bom exemplo. O significado não é apenas expresso pela linguagem, mas sim pela liberdade de expressão, conexão e interação.
Existem outras praias mais tolerantes para a comunicação, como canais de Slack, newsletters, instagrams particulares, quadros de mensagens só para convidados, Wechat, grupos de textos, entre outros exemplos. É por isso que o Facebook está girando em volta dos grupos e das comunidades, tentando redefinir o significado da palavra privacidade. Todos estão em busca das praias secretas.
Para as empresas, marcas e produtos esse é um momento muito interessante. Está na hora de refazer o mapa da mina, criar novas estratégias, aproveitar novos canais e oferecer a prancha de surf perfeita para os consumidores explorarem as praias mais claras da web. A aventura está sempre recomeçando.
Se quiser falar mais sobre esse assunto, entre em contato com a nossa equipe. É sempre um grande prazer falar sobre marketing e comunicação.
Sobre a Agência de comunicação Ideia Ideal
A inteligência da Ideia Ideal é saber exatamente onde os seus clientes precisam chegar.
Pontualmente. Quando você escolhe uma agência, não é apenas comunicação que está procurando. Seu negócio é vender, e o nosso negócio é realizar o seu negócio. Até mais do que isso: nosso negócio não é só publicidade. Nosso negócio é a ideia!
A Ideia Ideal foi criada com a real pretensão de ser uma Ferrari, transformando as coisas normais do dia-a-dia em verdadeiros objetos de desejo. Uma agência para entendidos, para aqueles que acreditam no conteúdo como uma ferramenta fundamental para agregar valor à sua marca.